Bordados de Viana

História e tradição

O bordado de Viana teve a sua origem nos antigos trajes das camponesas da região. Originalmente elaborado em linho e bordado com fio de tecido do mesmo tipo, os motivos espelharam sempre uma inspiração campestre e um cariz profundamente romântico.

Os desenhos, de uma simplicidade que enternece, contrapõem -se à riqueza dos pontos utilizados. Pontos abertos, pé-de-flor, crivo, cordão, rede, engradeado e muitos, muitos outros que nascem das mãos das bordadeiras vianenses.

O resultado são verdadeiras obras de arte que ornamentam hoje os nossos lares sobre a forma de toalhas de mesa, sobre as nossas mesas… Nos trajes, o bordado de Viana é hoje aplicado em situações excecionais. É o caso dos trajes festivos locais ou trabalhos de exceção feitos para a alta costura.

Uma Senhora da Nobreza, fundadora da Cruzada das Mulheres Portuguesas, com o objetivo de minorar a miséria em que mergulharam muitas famílias portuguesas, pois que os homens se encontravam mobilizados a combater em França na primeira grande guerra. É com uma ativa solidariedade para com mulheres pobres que, sozinhas, têm o encargo de garantir o sustento das suas famílias, que esta Valente Senhora se lança ao trabalho, ajudando as mulheres dos arredores de Viana a encontrarem os recursos de que careciam.

Os motivos dos Bordados de Viana do Castelo são baseados em motivos da fauna e da flora da região, bem como da vida quotidiana das camponesas minhotas.

As camponesas minhotas são mulheres com uma sensibilidade artística que lhes permitiu, e ainda permite, improvisar composições originais que refletem as suas próprias vivências. Por este facto, é fácil encontrar peças onde os Bordados de Viana do Castelo também são usados como forma de expressar o amor em quadras de inspiração genuína, poética e artística.
A bordadeira, nas suas composições, não se preocupa com o rigor da verdade, isto é, podemos encontrar com frequência, por exemplo, desenhos de rosas com folhas de videira, mas o que importa é obter conjuntos que agradem e sejam harmoniosos.

Loja

Praça da Republica, 37
Sintra, Portugal
2710 – 62

Email: sales@sintrabazar.com
Contactos: +351219248240

Horario

Segunda – Domingo 10:00am – 19:00pm