Bordado da Madeira

História e tradição

As origens do bordado remontam à antiguidade, resultando o mesmo da intrínseca necessidade estética humana de adornar objetos e espaços.

Aquando da descoberta da Madeira no século XV, já a arte de bordar era amplamente dominada em todo o mundo, incluindo Portugal, pelo que se presume que a mesma tenha sido para cá trazida pelos primeiros colonos.

À época, bordar era uma atividade dominada pelas damas das classes mais abastadas, bem como das religiosas dos conventos, então, na sua maioria, de origem fidalga, que a executavam com propósitos ornamentais, concretamente de peças de vestuário e enxovais.

Com o decorrer do tempo, a técnica passa a ser dominada por mulheres de todas classes sociais, e vai certamente sendo aperfeiçoada e aprimorada, contribuindo para o singrar de uma atividade comercial, que se afirma decisivamente a partir da segunda metade do século XIX.

O grande impulso para a passagem do Bordado enquanto atividade artesanal de consumo familiar para um nível industrial e comercial, foi uma exposição das indústrias madeirenses, organizada e ocorrida no Palácio de São Lourenço, no ano de 1850.

Nesta exposição, o Bordado foi amplamente prestigiado, o que motivou o convite para a participação na Exposição Universal de Londres (Great Exhibition of the Works of Industry of all Nations), em 1851, tal o interesse despertado no público de nacionalidade Britânica.

Esta participação revelou-se um sucesso e as peças expostas foram altamente elogiadas, quer pela sua “pureza”, quer pela “perfeição artística”, o que veio a contribuir para o crescimento da produção Bordado Madeira e consequente exportação comercial, inicialmente para o Reino Unido, alargando-se posteriormente até finais do século XIX para a Alemanha. No século XX, a exportação conquista um estatuto mundial, onde se destacam novos mercados como a Itália, Estados Unidos, América do Sul e a Austrália. Outros mercados impactantes foram França, Singapura, Holanda e Brasil.

Atualmente os mercados de importação onde o Bordado Madeira se revela são EUA, Itália e Inglaterra.

O Bordado Madeira, atendendo à sua delicadeza, tradição e história, foi desde sempre um produto de consumo do segmento de luxo. Não seria de estranhar, como não fora outrora, encontrar nos lares aristocratas peças de Bordado Madeira, usados com finalidades utilitárias ou decorativas.

Loja

Praça da Republica, 37
Sintra, Portugal
2710 – 62

Email: sales@sintrabazar.com
Contactos: +351219248240

Horario

Segunda – Domingo 10:00am – 19:00pm